SAL GROSSO ... VALE A PENA LER...



"E você pensou que era só misticismo? É não, veja!"
SAL GROSSO CIENTIFICAMENTE PROVADO SAL GROSSO - ONDA VIOLETA
Quem diria! O Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! Interessante!!! Por isso que funciona... Aproveitem! Os Poderes do Sal Grosso.
O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.
Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas.
Ele tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.
Visto ao microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.
As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa, por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. Em dois ou três dias, já se percebe a diferença. Quando se formam bolhas é hora de renovar a salmoura.
A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.
A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite, no quarto, para que o sono não seja perturbado.
Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).
Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas:
Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.
Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada.
A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.
Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.
Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal.
Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra.
Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver.
No Japão, o sal é considerado poderoso purificador.
Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora.
Símbolo de lealdade na luta de sumô.
Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade. Use esse poderoso aliado!
É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético!
Modo de tomar o banho de sal grosso:
Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha.
Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo.
Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.
Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante.
O famoso banho de assento, com água morna e bicarbonato de sódio, é excelente para a higiene íntima, pois evita infecções.
Mas no banho, o único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.
Uma opção que agrada muitas pessoas é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha.
Não são aconselháveis banhos frequentes com o sal.
Dê preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.
Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso.

Fisiológicos:
Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus.
Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde
Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades.
Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações.
Ajuda a aliviar artrite e reumatismo
Ajuda a aliviar a dor lombar crônica

Benefícios estéticos:
Tira as impurezas da pele
Alivia irritações da pele como psoríase /eczema.
Alivia comichão, ardor e picadas.
Suaviza e amacia a pele• Incentiva a pele se renovar.
Ajuda a curar as cicatrizes.
Restaura o equilíbrio a umidade da pele.

Ocupacional:
Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna
Alivia a tensão nas mãos e punhos.
Ajuda a aliviar lesões ocorridas nas práticas esportivas.

Psicofísica:
Proporciona um relaxamento profundo
Ajuda a aliviar o estresse e tensão

OXUM




SAUDAÇÃO: Ora Yeyê ô! – “mãe da bondade”

COR: amarelo, amarelo ouro

ADORNO: Abebé (leque), iba (corrente de peças simbólicas), ada (alfanje)

DIA DA SEMANA: Sábado

DOMÍNIO: águas doces, fontes e cachoeiras.

AXÉ: maternidade, fecundidade, deusa da riqueza, do amor

KIZILA: igbin (caramujo), pata, tangerina, pombo

OFERENDAS: Omolokun (feijão fradinho e ovos cozidos), camarão, inhame, akasá, xinxim

SACRIFÍCIO: cabra, bode castrado (Opará), galinha, galinha d’angola, pombo silvestre

INTRODUÇÃO
Dona das águas. Na África, mora no rio Oxum. Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém-nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Jovem e bela mãe mantém suas características de adolescente. Cheia de paixão, busca ardorosamente o prazer. Coquete e vaidosa, é a mais bela das divindades e a própria malícia da mulher-menina. É sensual e exibicionista, consciente de sua rara beleza, e se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas e conseguir seus objetivos. Quando Orunmilá estava criando o mundo, escolheu Oxum para ser a protetora das crianças. Ela deveria zelar pelos pequeninos desde o momento da concepção, ainda no ventre materno, ate que pudessem usar o raciocínio e se expressar em algum idioma. Por isso, Oxum é considerada o orixá da fertilidade e da maternidade. Por sua beleza, Oxum também é tida como a deusa da vaidade, sendo vista como um orixá jovem e bonito, mirando-se em seus espelhos e abanando-se com seu leque (abebé).

ARQUÉTIPOS
São pessoas graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. São símbolos do charme e da beleza. Voluptuosos e sensuais. Sob a aparência graciosa e sedutora, esconde uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social.

LENDAS
Segunda esposa de Xangô, considerada a mais bela de todas, teria sido presa pelo marido ciumento na torre do castelo que habitavam. Passando por ali, Exu ouviu o choro de Oxum e quis saber qual a razão de sua tristeza. Após ouvir a história, pediu a Orunmilá que intercedesse por ela. Este assim o fez, espalhando sobre a bela Oxum um pó mágico que a transformou em pomba, possibilitando a fuga. Por isso, nos cultos a Oxum, a pomba é considerada um animal sagrado.

QUALIDADES
Abalu (a mais velha de todas) - Abalô (carrega Ogum, é uma Iansã), Jumu ou Ijimu (a mãe de todas, estreita ligação com as Ìyámi), Aboto ou Oxogbo (feminina e coquete, ajuda as mulheres terem filhos), Apara (a mais jovem e guerreira), Ajagura (guerreira), Yeye Oga (velha e enquizilada), Yeye Petu, Yeye Kare (guerreira), Yeye Oke (guerreira), Yeye Onira (guerreira), Yeye Oloko (vive nas florestas), Yeye ponda (esposa de Oxossi Erinlé, mãe de Logun, guerreira e porta um leque), Yeye Merin ou Iberin (feminina e coquete), Yeye Àyálá ou Ìyánlá (a avó, que foi mulher de Ogum), Yeye Lokun ou Pòpòlókun (que não desce sobre a cabeça de suas filhas), Yeye Odo (dos perdões).

ERVAS LITÚRGICAS
Teté - Bredo sem espinhos -- Orim-rim - Alfavaquinha -- Odun-dun - Folha da costa -- Efim - Malva branca -- Omim - Beldroega -- Já - Capeba -- Ìróko - Folha de loko -- Pepe - Malmequer branco -- Teterégún - Canela de macaco -- Monan - Parietária -- Jamin - Cajá -- Tolu-tolu - Papinho de peru -- Aferé - Mutamba -- Eim-dum-dum - Folha da fortuna -- Obô - Rama de leite -- Omin-ojú - Golfo branco -- Ilerin - Folha de vintém.

OXÓSSI



Oxóssi é o orixá da caça, da fatura e dono das matas. É Odé (Caçador) maior e Padrinho da Nação Ketu.
Filho de Oxaguian e Yemanjá, ele é o único orixá que anda na floresta da morte sem temer os espíritos, levando em consideração que os espíritos mais temidos vivem nas floretas.
Oxóssi,  na África ganha a representação daquele homem que acorda de manhã pra trabalhar e voltar de noite com o pão de cada dia para sua família.
Dono das abelhas, que representam os antepassados femininos. Ele está ligado a Ossain, Exú e Ogum.  Ossain  que lhe ensinou sobre as folhas das florestas, Ogum por ter lhe dado armas e Exú por algumas lendas contarem que são irmãos.
Suas danças simulam o ato da caça, sendo caçador domina a fauna e a flora, gera progresso e riqueza ao homem, e a manutenção do sustento, garante a alimentação em abundância. As pessoas consagradas á Oxossi foram vendidas como escravos para o Brasil e por consequência colocou seu culto em extinção na África e Abrangeu seu culto aqui.
 Lendas:
Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; mas ele não se importou, matou-a, cortou-a em pedaços e levou para casa, onde a cozinhou e comeu; depois foi dormir. No outro dia, sua esposa Oxum encontrou-o morto, com um rastro de cobra saindo de seu corpo e indo para a mata. Oxum tanto se lamentou e chorou que Ifá o fez renascer como Orixá, com o nome de Oxossí.
Informações:
Nome: Oxóssi
Cor do Fio de contas: Azul turqueza ( Nação Ketu) ou Verde ( Nação Angola)
Saudação: Okê Arô
Comidas: Axoxô
Domínios: Matas, caça, agricultura e a terra.
Símbolos: Ofá (Arco e flecha)
Seus filhos são:
Os filhos de Oxó
ssi parecem ser o centro das atenções, são intelectuais e bem comportados. São bem observadores e pensam ates de falar qualquer palavra.
Os filhos de Oxóssi são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não exterioriza as suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis, só preferem guardar os sentimentos para si.
São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes são. Na realidade, os filhos de Oxóssi são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos, selecionam muito bem as amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizade é para sempre.
São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas sempre faz o que quer. Com estratégia, acabam por fazer prevalecer a sua opinião e agradando a todos.
Altos e magros, os filhos de Oxóssi possuem facilidade para se mover, mesmo entre obstáculos. O seu andar possui leveza e elegância. A sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada para isso acontecer.
Os filhos de Oxóssi gostam de solidão, isolam-se, ficam à espreita, observam atentamente tudo que se passa à sua volta. Curiosos, percebem as coisas com rapidez, são introvertidos e discretos, vaidosos, distraídos e prestativos, comportamento típico de um caçador, provedor do seu povo.