Depressão Sorridente

A marca da depressão sorridente é a tristeza. O sorriso e a fachada externa são um mecanismo de defesa, uma tentativa de esconder seus verdadeiros sentimentos. Uma pessoa pode estar sofrendo de tristeza com relação a um relacionamento fracassado, desafios de carreira ou falta do que vê como um verdadeiro propósito na vida. A tristeza também pode se manifestar como um sentimento geral constante de que “algo não está certo”.
Outros sintomas comuns da depressão sorridente são sentimentos de ansiedade, medo, raiva, fadiga, irritabilidade, desesperança e desespero. Aqueles que sofrem desta e de outras formas de depressão também podem ter problemas para dormir, falta de prazer em atividades prazerosas e perda de libido. A experiência de todos é diferente. É possível sentir apenas um ou muitos desses sintomas.
Outra maneira de pensar em depressão sorridente é vê-la como uma máscara. Pessoas que sofrem de depressão sorridente podem não oferecer nenhum indício de seu problema para o mundo exterior. Elas geralmente mantêm um emprego em tempo integral, administram um lar familiar, participam de esportes e têm uma vida social bastante ativa. Com a máscara, tudo parece ótimo, até às vezes perfeito. No entanto, sob a máscara elas estão sofrendo de tristeza, ataques de pânico, baixa auto-estima, insônia e, em alguns casos, pensamentos suicidas.
Texto de Rita Labeaune, Psy.D., psicóloga clínica. Traduzido e adaptado pela equipe do Portal Raízes.