PROTEJA SUA CASA DAS ENERGIAS QUE AS PESSOAS DEIXAM OU MANDAM...



Em geral, as energias negativas são causadas por pessoas que visitam ou frequentam nossas casas. Sem contar que, muitas vezes, são pessoas que vivem nestes ambientes, que por não estarem em seu perfeito equilíbrio energético, descarregam estas energias nocivas nos locais que frequentam, em geral, locais que estão com uma boa energia. O mais interessante é que estas pessoas sabem que são "pesadas" e "negativas", e que deixam os locais que frequentam "péssimos", bem como os moradores. É claro que existem pessoas que fazem isto "inconscientemente". Elas nem têm conhecimento que são "negativas".
Quando estas energias negativas se instalam e permanecem em nossas casas, deixam os ambientes e as pessoas alteradas, doentes, perturbadas, irritadas, sonolentas, provocam mal-estar, podem causar brigas, desentendimentos, quebra de aparelhos domésticos, pequenos acidentes e outros males. Parece que tudo dá errado. Mas para tudo há "um começo de solução". Siga as dicas abaixo para começar a se proteger energeticamente.

01 - Em boca calada não entra mosquito. Muitas vezes, as pessoas têm inveja e ciúme de você pela sua "boca grande". Aprenda a ficar mais de boca fechada.

02 - Selecione as amizades. Seja mais seletivo com as pessoas que frequentam sua casa. Nada de pessoas negativas e de baixo astral na sua casa.

03 - Baguá de proteção na porta. No Feng Shui, o instrumento mais usado para proteger nossa residência das energias negativas é o Baguá. O Baguá é uma figura octagonal, onde cada lado tem um dos trigramas do I Ching. Ele pode ser de resina, madeira, espelho, cobre ou latão.

Para que o Baguá proteja sua casa, ele deve ser colocado na porta de entrada, pelo lado de fora, acima do batente da Porta. Nós usamos o Baguá na porta de entrada, pois ela é a "boca da casa", por onde a Energia Chi entra.

Atenção: se sua casa tiver mais que uma porta de entrada, por exemplo, na cozinha, ponha um Baguá em cada porta.

04- Baguá com espelho. Uma outra forma de proteger a casa das energias negativas é colocar um espelho pequeno na porta de entrada, pelo lado de fora. A simbologia é que o espelho na porta irá refletir as energias negativas. Para proteger ainda mais sua casa, podemos, na porta de entrada, um Baguá com Espelho no centro. Dê preferência um Baguá com espelho convexo.

05- O poder das plantas. Plantas e flores naturais têm um grande poder de absorver as energias negativas dos ambientes, além de decorar, perfumar e energizar. Coloque muitas plantas e flores pela sua casa. Todos os tamanhos e tipos são bem vindos. Quanto mais, melhor.


DE QUEM É A HOMEOPATIA?

Carlos Lyrio

Médico, “e” Homeopata

Diretor-Presidente do Instituto Roberto Costa


Uma importante reflexão tem que ser levantada a partir de um trabalho de mais de 15 anos do grupo Racionalidades Médicas do IMS-UERJ.  O grupo prova o que os médicos alopatas e os professores de medicina sempre me disseram : que a Homeopatia não pode ser uma especialidade médica. Segundo o grupo  Racionalidades Médicas a Homeopatia é uma Doutrina, ou seja, uma crença  que se  baseia na alquimia, enquanto a medicina é uma Ciência que se baseia no método científico.  O  objeto de trabalho da Homeopatia é uma força invisível e não o corpo,  propondo  a Cura e não o Tratamento das doenças . Se utiliza de medicamentos tão diluídos que se tornam água enquanto a medicina se utiliza de substâncias químicas. O grupo mostra que a homeopatia é uma Racionalidade Médica e não uma Especialidade Médica uma vez que uma necessariamente exclui a outra.

Desde o primeiro ano da Faculdade me interessei por Homeopatia. Isso foi em 1983. Me sinto a vontade de falar sobre este assunto , pois dirijo uma Instituição que  é referência nacional na disseminação e na  luta em defesa das práticas populares de saúde. Me defino como um Homeopata que Crê na Homeopatia e que busca a comprovação científica dela, mas que sabe separar o que é crença popular do que é ciência e que defende a prática da crença pelo povo e a prática da ciência pelo cientista.

A Organização Mundial de Saúde desde a Conferência de Alma-Ata incentiva as práticas populares de saúde entendendo que essas práticas sempre existiram nas sociedade e que são importantes para os sistemas de saúde, principalmente o de regiões menos acessíveis.  No mundo inteiro seguindo a orientação da OMS as práticas consideradas tradicionais (homeopatia, acupuntura,ayurveda, fitoterapia,floral), ou seja, não-científicas, são praticadas em sua maioria por pessoas da comunidade que obviamente não são médicos. Isso não quer dizer que os médicos não possam praticá-las. No Brasil entretanto isso tomou um rumo ao meu ver desvirtuado e confuso.


No Brasil a Homeopatia , como em todo mundo, sempre foi considerada uma crença popular. Entretanto depois de 1980 ela deixou de ser popular e foi elevada a categoria de ciência, por uma assinatura, se tornando uma Especialidade. Até então ela havia sido livremente exercida popularmente por não – médicos e também por médicos. É importante também dizer que ela chegou ao Brasil  por um naturalista Frances chamado Benoit Mure que fundou uma Escola para ensinar a doutrina e que era freqüentada por não –médicos. Os Jornais da época noticiaram que um anarquista Frances introduziu o charlatanismo no país.Foi assim que começou . Depois alguns médicos começaram a se interessar pelo assunto e também iniciaram a prática da Doutrina que foi amplamente difundida pelo país, mais como uma prática popular baseada numa Doutrina, e não como uma ciência que não podia ser. Popularmente ela sempre existiu nos centros espíritas, através de receitas psicografadas por médiuns, foi praticada por sacerdotes e principalmente por donas-de-casa que ,através dos manuais de homeopatia, cuidavam da saúde de sua família e da comunidade. Quem não conhece o livro de Homeopatia Nilo Cairo? Quem não conhece as receitas mediúnicas do Dr. Bezerra de Menezes. Até 1980 foi assim que a homeopatia foi praticada nesse país. Acontece que os médicos que não eram homeopatas achavam que homeopatia era charlatanismo e denunciavam os colegas médicos que praticavam homeopatia acusando-os de charlatães.  Médico que receitava homeopatia ia parar na Polícia. Para acabar com isso em 1980  , durante o regime da ditadura,  um médico homeopata que era general e não queria ser considerado charlatão  resolveu acabar com isso . Vivíamos o momento das decisões por  “murro na mesa”. O que era então considerado charlatismo, passou a ser considerado ciência, da noite  para o dia, na época do presidente do“eu prendo e arrebento”.

Passaram-se 40 anos e ninguém questionou isso. Com o a publicação da Política de Práticas Integrativas e Complementares pelo Ministério da Saúde-PNPIC essa discussão vem a tona.O pior de tudo é que hoje parece que a coisa se inverteu. Quem pratica homeopatia e não é médico é considerado charlatão ou é incriminado por  exercício ilegal da medicina . Estranho entretanto é que o Ministério do Trabalho no Código Brasileiro de Ocupações reconhece a ocupação Homeopata Não-Médico através  do CBO 3225-25. O CBO é “o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro”. O Ministério do Trabalho então reconhece uma ocupação criminosa?

Chegamos ao ridículo de alguns centros espíritas temerosos estarem exigindo que médiuns   sejam médicos para psicografar receita de Espírito Homeopata. Querem fazer do fenômeno mediúnico Ato Médico  ou não deixar que o médium seja preso por exercício ilegal das medicina? Mas aí fica uma pergunta : de quem é o exercício ilegal da medicina do médium ou do espírito?E se o Espírito for de um médico? E se o Médico médium psicografar a receita de um Espírito de um Homeopata Não-Médico? De quem é o crime? Como saber se o Espírito é médico de fato?

E porque a homeopatia não é considerada científica?  Os saberes especializados , só são especializados por que antes de serem  especialidades, são disciplinas regulares e obrigatórias  dos cursos de graduação em medicina. Nesse ambiente de graduação esses conhecimentos naturalmente vão sendo ampliados a ponto de demandarem um outro nível de ensino e pesquisa que é o nível da Pós-Graduação. Esses cursos são reconhecidos pelo CAPES do CNPQ. Não consta no Portal Capes nenhum curso de Especialização em Homeopatia Reconhecido. Então porque a Homeopatia é uma Especialidade?

Existe ciência baseada em Doutrina?Como a homeopatia pode ser praticada por médicos se não é ciência? Como a homeopatia pode ser praticada por médicos se ela não faz parte da formação do médico? Como pode ser uma Especialidade da ciência se o CNPQ não reconhece?  É uma especialidade de direito e de fato , ou só é de direito e não é de fato. Se é de direito e de fato onde estão as provas acadêmicas do fato. A ciência brasileira tem as respostas para os axiomas básicos da homeopatia? Toda a Doutrina Homeopática se baseia na premissa de que existe uma  força imaterial que anima a vida propondo a CURA dos desequilíbrios dessa força através de substâncias que são tão diluídas que se tornam água. Resumindo a homeopatia cura o invisível com água. A ciência médica brasileira explica isso? Se explica, é a única no mundo. Eu, como praticante  de homeopatia cada vez mais creio que água CURA  o invisível. Tenho milhares de provas disso. Como  pesquisador venho tentando dar respostas acadêmicas a esse fenômeno. Como médico lamento tudo isso.

Pronto socorro das ervas medicinais

Com estas plantas em seu jardim você consegue resolver inúmeros problemas de saúde.

Alfavaca: melhora a digestão, elimina o cansaço físico e mental, revigora. Pode usar na forma de chás,sucos e também como tempero de alguns alimentos.


Alho: prepare uma vacina de alho colocando 200 gramas de alho e água em um vidro branco que deve ficar exposto ao sereno da noite durante 15 dias. Tome uma colher das chá em jejum. É proteção completa contra doenças de baixa imunidade (gripes, resfriados).

Arruda: elimina dores de cabeça e limpa os órgãos sexuais, pode ser usada na forma de chás e banhos.

Balsamo:(folha de fortuna, balsamo,saião) cicatriza cortes e feridas, o suco dessas folhas tomado em jejum durante trinta dias elimina gastrite, ulceras de estomago de duodeno, ulceras varicosas.

Camomila: digestivo, laxante suave e cicatrizante de ulceras varicosas, neste caso faz um chá bem forte e lava os ferimentos de três a cinco vezes por dia. Quando se tem feridas nas pernas recomenda se também tomar um chá para os pulmões.

Cavalinha: cicatrizante, mineralizante recupera células danificadas em caso de queimadura por fogo, água fervente, produtos químicos e exposição ao sol. Nestes casos faz se um suco bem forte e aplica-se compressas. O chá de cavalinha cura hemorroidas, varizes, elimina doenças do aparelho digestivo e urinário. Combate a candíase e emagrece.

Anis,funcho, endro: cura doenças do aparelho respiratório na forma de chá.

Espada de são Jorge na forma de banhos acalma o sistema nervoso central e periférico melhorando a qualidade do sono. Elimina dores da coluna.

Gatária: Calmante natural normaliza pressão arterial.

Goiabeira: os brotos da goiabeira combatem diarreia e desidratação e a polpa da goiaba madura elimina manchas da pele.

Guaco: para tratamento de gripe, resfriado, tosse, bronquite.

Hortelã: energético para pessoas debilitadas, combate verminose.

Junco: elimina tristeza, angustia e depressão.

Limão: ( qualquer espécie) O suco de limão com uma pitadinha de sal elimina gripes e resfriado imediatamente, combate a rouquidão e melhora o paladar.

Melissa ou erva cidreira: normaliza a pressão arterial, acalma o sistema nervoso.

Pata de vaca: abaixa o açúcar do sangue (diabetes).

Quitônia: equilibra as glândulas, melhora digestão, emagrece.

Romã: cura diarreia, disenteria, doenças de útero e ovários.

Sete sangrias: melhora circulação do sangue, elimina dores nas pernas e ótimo remédio para as doenças reumáticas.

Tanchagem: Com suas semente maceradas no óleo vegetal elimina inúmeras doenças do tubo digestivo desde a língua até o reto. E anti-inflamatória baixa febre elimina dores de cabeça em casos de resfriados.

Urtiga: Combate alergias e doenças os rins.

Verbasco: desinflama varizes e hemorroidas.